sexta-feira, 15 de julho de 2016

VARSÓVIA, ASPECTOS GEOGRÁFICOS E FATOS HISTÓRICOS


Breno Mascarenhas
Emerson leite da Silva
João Lucas Alves dos Santos
Kelvis da silva e Silva *





RESUMO: Este artigo tem como objetivo expor os aspectos geográficos da cidade polonesa Varsóvia, “capital e maior cidade da Polônia”. Como também, realizar um ensaio sobre a importância de Varsóvia e seus habitantes, durante a segunda guerra mundial. Será também feita uma reanálise histórica sobre o holocausto polonês, executado por alemães e soviéticos durante a guerra. Por fim, irá ser exposto a garra dos Judeus nos guetos da cidade de Varsóvia.


PALAVRA-CHAVE: Aspectos geográficos de Varsóvia. Invasão de Varsóvia durante a segunda guerra mundial. Gueto de Varsóvia.


 
ABSTRACT: This article aims to expose the geographical aspects of the Polish city Warsaw, the capital and largest city of Poland. As well, perform a test on the importance of Warsaw and its inhabitants during World War II. A historical re-examination of the Polish Holocaust, run by Germans and Soviets during the war will also be made. Finally, it will be exposed to claw of the Jews in the ghettos of Warsaw.


1.ASPECTOS FÍSICOS DE VARSÓVIA 


Varsóvia detém 517 km², atualmente possui uma população estimada em 1,5 milhões de habitantes[i]. Varsóvia, é uma cidade com localização “estratégica” no continente europeu, pois localiza-se exatamente no centro do velho continente, como fica evidente em suas condenadas (52º 13`0`` N,21º 2´0´´ E)[ii]. Logo, a cidade, acaba sendo uma rota quase que obrigatória do fluxo comercial europeu e, por isso, há uma crescente no Produto interno Bruto (PIB) Polonês, tanto é que, a média do PIB de 2006 a 2008 foi de 6,1%, como afirma a revista Expansión.

O setores econômicos de Varsóvia, podem ser resumidos em; setor secundário e terciário, esse último, representa várias das principais atividades econômicas desenvolvidas na cidade, isto é, a mesma é um grande centro comercial[iii].Mas, isso não é por acaso, pois este projeto de cidade comercial fora desenvolvido durante sua reconstrução, sobre vigência do o governo(comunista) após a segunda guerra mundial. Assim sendo, atualmente o aspecto morfológico urbano da cidade, ou simplesmente, o seu formato, segue um plano irregular como pode ser facilmente visto em mapas que detalham as ruas da cidade[iv].

A Polônia, dispõe de um clima temperado e úmido, que pode ser explicado por sua localização, isto é, temperado por estar próxima do polo norte e, úmido, por estar ao nível do mar, permitindo assim, a entrada de massas de ar vindas do oceano que são úmidas. A grande cidade de Varsóvia, por sua vez, possui o clima temperado do tipo continental e, por ser cortada pelo rio Vístula, logo, há elevação na umidade relativa do ar. Estes fatores, explicam a grande variação de temperatura ao longo do ano. Analisando climogramas, nota-se nitidamente a diferença entre as estações, onde os meses de junho a agosto são os que apresentam as maiores temperaturas anuais, além de apresentar níveis de umidade do ar mais baixos do que no resto do ano.

A vegetação nativa da cidade de Varsóvia é caracterizada por florestas temperadas, condição essa, gerada obviamente pelo clima temperado e úmido da cidade. Atualmente são encontrados exemplares de pinheiros na maior parcela do território Polonês e algumas poucas “florestas de taiga”, vegetação esta que ainda reside em pequena escala, em Varsóvia. O tipo de vegetação citada, apresenta características quase que únicas, resistindo a baixíssimas temperaturas do inverno continental. Isso corre devido às “reserva de nutrientes” da planta. 

Pode-se observar obviamente que, o número de florestas na cidade é bem reduzido, isso, deve-se pelo fato dos sucessivos desmatamento florestais, afim de expandir atividades industriais, à expansão urbana e utilização como lenha.

O relevo de Varsóvia é caracterizado praticamente em planície, ou seja, a altitude da cidade, não ultrapassam os 200 metros acima do nível do mar, logo, a cidade de Varsóvia não é provida de muitos montes ou montanhas. Mas em contraste com a região dos montes, ao sul da Polônia. Lá, as montanhas chegam à cerca de 2500 metros de altitude. Logo, à planície “mazoviana” em que a cidade está assentada, faz parte da planície europeia que vai desde da França, até uma parte boa parte da Rússia, segundo o site Wikipédia, sua formação deu-se por meio da sedimentação causada por rios, entre eles, o Vístula.

Já sobre o aspecto hidrográfico de Varsóvia, não se tem muito o que falar, mas o que chama atenção é o rio Vístula, que incrivelmente corta a cidade em exatos dois lados. Pois bem, o rio Vístula “corre” no sentido sul-norte, terminando seu curso no mar Báltico. O Vístula é um rio muito grande que chega a ter mais de mil metros de extensão, logo, foi e é um rio muito importante para a Polônia. Nos tempos antigos, o rio era muito utilizado por diversos povos bálticos para locomoção, logo isso ocorre até os dias atuais (em uma intensidade menor). A cidade de Varsóvia não é contemplada quanto a quantidade de lagos, chegando a quase zero, até mesmo se for pequenas porções de agua, em contraste com a parte norte da Polônia.  


2.VARSÓVIA DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A Polônia sempre foi invadida e dividida desde o século X. Mais uma vez, o seu território viria a sofrer uma alteração, isso durante a primeira guerra mundial que, graças ao tratado de Brest-Litovsk, fora cedido uma parte do território que antes a Alemanha à Polônia. Mas foi durante o tratado de Versalhes que o estado Polonês foi então criado e reconhecido[v]. Isso se perfez até 1939 com o início da invasão alemã, liderada por Adolf Hitler.

Para que se possa prosseguir com o entendimento sobre a invasão à Varsóvia em 1939, seria propício entender o "por que" que Adolf Hitler julgava tão importante o território Polonês. Para isso, será necessário voltar ao final da Primeira Guerra Mundial, onde, o Tratado de Versalhes, determinou que a faixa de terra com acesso ao mar Báltico, seria de posse da Polônia, cortando o território até então vigente da Alemanha. Logo, esse território ficou conhecido como "Corredor Polonês", por estar entre dois freixos da Alemanha, mas segundo o site área militar, a intenção de Hitler era tomar o território da Polônia por completo, não estar faixa de terra.[vi]

A invasão militar alemã à cidade de Varsóvia, ocorreu em 8 de setembro de 1939, onde o exército nazista em 1 de setembro, utilizou aviões da Luftwaff para bombardear a cidade. Logo, a resistência militar polonesa travou intensas batalhas contra o exército de Hitler, mas vale ressaltar que o exército alemão até então, era o mais eficiente da época. Logo, esse encontro resultou em batalhas “localizadas” em que os dezesseis dias de resistência dos poloneses chama atenção até hoje, já que até então seria apenas mais uma invasão alemã. Por fim, foram mais de vinte cinco mil civis mortos e aproximadamente seis mil soldados poloneses também mortos.

Um fator que pode ter levado à derrota da Polônia, foi questão dela estar a espera de um ataque russo, por isso, quase que toda sua defesa situava-se próximo a fronteira com à Rússia. Ou seja, propiciando uma debilidade na defesa do lado alemão. Mas, aconteceu que, por causa do tratado Alemanha-Rússia, em que uma cláusula crucial previa a divisão da Polônia entre ambos. Logo, uma ação quase que simultânea extinguira aos poucos em dezenas de batalhas a Polônia, rendendo-se unidades após unidades, até que em dezesseis de outubro, com a queda da cidade de Varsóvia, o último general polaco Franciszek Kleeberg se rendeu, dando fim as operações no território da Polônia.

Deve-se levar em conta também que, mesmo os ingleses sabendo que os alemães tinham assinado o pacto de não agressão com os soviéticos em agosto de 1939. Logo, a Inglaterra fez vista grossa para com a Polônia, não lhe concedendo apoio militar, que poderia ter mudado os rumos da batalha, ou, pelo menos equilibrando-a, já que Hitler detinha armas e infantaria melhor. Após à rendição da Polônia, a Inglaterra apenas declarou guerra à Alemanha, e juntamente com a França iniciaram os combates aos alemães. Ou seja, este fator foi o estopim para à guerra.

2.1  GUETO DE VARSÓVIA

Segundo o site Chazit[vii], os judeus chegaram na cidade de Varsóvia por volta do século XII. Já no período da primeira guerra mundial, eles representavam uma parcela extremamente considerável da população situada no território polonês, foi então que surgiram os guetos, ou, de forma mais simples bairros exclusivamente judeus, em diversas partes da Polônia. Os principais são: Gueto de Lódz e o gueto de Varsóvia. Mas, com a invasão alemã à Polônia, milhões de judeus polacos estavam na mão de um dos “maiores antissemitas” que já existiu na história, Adolf Hitler.

Nos guetos, os judeuses foram aprisionados padecendo de fome e de doenças diversas. Eles viviam em condições sub-humanas, ou, se não, perturbadoras para qualquer ser humano. Alguns que resistiam acabavam sendo mortos pelos oficiais nazistas em casos isolados, ou em massa, mas o fim não era esse, os judeus ainda seguiam para os campos de concentração, onde eram torturados e mortos[viii].

Um acontecimento em especial veio a marcar à história da cidade de Varsóvia, conhecido como "levante do gueto de Varsóvia". No dia 18 de janeiro de 1943. Segundo Memorial Museum, Washington:

“No verão de 1942, cerca de 300.000 judeus foram deportados de Varsóvia para Treblinka. Quando as informações sobre os assassinatos em massa nos centros de extermínio vazaram, e chegaram ao gueto de Varsóvia, um grupo de israelitas, em sua maioria jovens, formou uma organização chamada Z.O.B. (Organização Judaica Combatente)”[ix]


A ação não teve o sucesso que se esperava, pois a resistência foi derrotada, mas os judeus haviam optado por: “morrer tentando ser livres do que pelas mãos dos alemães”, tanto é que muitos judeus preferiam se suicidar após o levante, do que, serem levados pelos alemães.

A Insurreição de Varsóvia, foi uma tentativa frustrada de recuperar o poder da Polônia. Ou seja, os grupos de resistência militar polonês, tentou por sessenta e três dias tomar a cidade de Varsóvia da mão dos alemães em 1944. A batalha acabou em 2 de outubro de 1944, com a rendição da resistência polonesa, com um saldo de cento e sessenta e cinco mil mortos incluindo os soldados e civis.

Por fim, a cidade de Varsóvia, assim como a Polônia, só veio à ser liberta em 17 de janeiro de 1945, quando as tropas soviéticas, na àquela altura, já havia praticamente derrotado as forças militares alemães.

CONCLUSÃO: Concluiu-se que a cidade polonesa Varsóvia, infeliz e felizmente, está assentada em um território extremamente cobiçado, para fins diversos fins, como pode ser estudado com mais detalhe em quesitos geográficos e geopolíticos. Fora com esses interesses geopolíticos que Hitler em busca de mais espaço acabou abrindo uma guerra sem precedentes.  Com tudo, a velha cidade foi palco de mais um holocausto, durante a segunda guerra mundial.Como também, foi cenário da revolta de um povo, perante sua situação desumana, situação está, que foi uma das mais sangrentas e destrutivas da história ocidental. Por fim, ressalta-se o patriotismo de toda a população judaica que hoje é vista como um das mais belas formas de perseverança, então fica evidente a “importância” de tal cidade e de seu povo na segunda guerra mundial.

  


* Estudantes do 3º ano turma cv, do CEPESF.
Artigo apresentado às disciplina de história e geografia para obtenção de conhecimento e fomentação da produção textual. Sob orientação dos professores Wagner Aragão Teles e Yuri Oliveira. Dias D`Ávila, 2016. 



[i] Mais informação sobre o contingente populacional e vegetativo de Varsóvia, disponível em>

[ii] Coordenas geográficas de Varsóvia: (52º 13`0`` N,21º 2´0´´ E) Localização Google Maps: https://goo.gl/maps/tTCojWLjeuB2:





[iii] Mais informações sobre o PIB de Varsóvia e suas características comerciais e econômicas, disponível em>


[iv] Mais dados sobre o relevos e as altitudes de Varsóvia disponível em>


[v] Independência da Polônia mediante tratado de Versalhes disponível em>
http://www.infoescola.com/europa/polonia/


[vi] Mais informações sobre a invasão de Varsóvia disponível em>
http://www.areamilitar.net/HISTbcr.aspx?N=75 


[vii]Mais informação sobre a ocupação judia da Polônia disponível em>
http://www.chazit.com/cybersio/olam/polonia.html


[viii] Mais informações sobre o massacre Alemão sobre os Poloneses disponível em>
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-era-um-campo-de-exterminio

[ix] Mais informações sobre o gueto de Varsóvia disponível em>



REFERÊNCIAS GEOGRÁFICA:

Clima>
Relevo>
Hidrografia>
Vegetação >




REFERÊNCIAS BÍBLIOGRAFICAS HISTÓRICAS:
















Londres

Equipe: Shirley costa
 Fernanda Kennia
 Maiane Leal
 Elielson Azevedo
 Mariele Carine
 Raquel de Jesus  
Ana Carolina[i]

Resumo: Este artigo tem como objetivo dissertar sobre os aspectos físicos de Londres e sua participação na segunda guerra mundial, expondo seus conflitos e suas consequências durante o período de 1939 a 1941.

Palavras-chave: Londres, segunda guerra mundial, batalha da Grã-Bretanha.


Abstract: This article aims to give lecture on the physical aspects of London and its participation in the second world war, exposing its conflicts and its consequences during the period from 1939 to 1941.


Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido é uma das maiores metrópoles do país e uma das cidades mais influentes do mundo. Quando foi fundada em 43 pelos Romanos recebeu o nome de Londinio também conhecido como London e Londres. É a sexta cidade mais importante e rica do mundo.

A Grande Londres ocupa uma área de 1.572 km² contendo uma população de 8.674 milhões de habitantes. Sua densidade demográfica é de 14.070 de habitantes por km², administrados em 33 distritos.

Em suas coordenadas tem a latitude de: 51° 30′ 28″ N, e longitude: 0° 7′ 41″ W e o fuso de (GMT+1).

 Google earth 2016


Google Maps :Londres - Google Maps

Google Earth: Londres - Google Maps


Aspectos Físicos

Londres tem o clima temperado oceânico. Sua região é de alta pluviosidade, pois os ventos úmidos percorrer a cidade durante o ano todo deixando-a úmida, o índice de pluviosidade é de média a 700 milímetros. Sua temperatura média anual é de 12°C. os verões tendem a ser suaves não ultrapassando os 30°C, já os invernos são bastantes rigorosos com temperaturas abaixo de 0°C. Seu relevo é constituído por planícies fluviais.

Tâmisa é o principal rio de Londres, sua nascente fica perto da aldeia de Kemble na Inglaterra. O rio se estende a 346 km e atravessa várias áreas urbanas do Reino Unido e deságua no mar Norte. E o vale da Tâmisa é uma área várzea ladeado por colinas suaves.
Em sua vegetação ocorre variações sazonais, seu crescimento ocorre na primavera e no verão, possui também floresta temperada, composta por pinheiros, além de árvores como a faia e o carvalho, nas quais perdem suas folhas no inverno, conhecidos por floresta caducifólio.

Londres também é caracterizada pelos seus pontos turísticos, movimentando grande parte da economia do pais, tais como o Big Bang e o palácio de Buckingham.



Londres: Segunda guerra mundial

Ambição alemã

Em 1919 o acordo de paz dá fim a primeira guerra mundial, mas esse também seria o acordo que iniciaria uma segunda guerra, não como a primeira, mas sim pior. Vinte anos depois do fim do primeiro conflito mundial, a violação do tratado de Versalhes – acordo que pusera fim na primeira grande guerra – que impediam muitas das ações alemãs, contribuiu para iniciar um novo conflito, liderados agora por Adolf Hitler, a Alemanha demonstrava não ter medo e nem limites, com o objetivo de conquistar a Polônia e acabar com o então famoso corredor polonês, alegando não suportar mais atos hostis contra a Alemanha e alemães.

Ameaçados pela Inglaterra e França de um possível apoio a Polônia, a Alemanha de nada se balou, com sua estratégia montada recorreu à uma das ideias mais eficientes a fazer, criar um acordo com a União soviética: o acordo Nazi-soviético de não agressão entre ambos países. Claro que esse acordo não foi um presente da União Soviética, as recompensas iam da Polônia Ocidental a libertação de ações na Lituânia e na Estônia, inibindo assim um futuro escudo do inimigo.

Sem um escudo real para seus inimigos, não tardou para as conquistas alemãs se concretizarem, em pouco tempo conquistou a Polônia e grande parte da França.

A Alemanha possuía a ideia de tomar por terra o canal da mancha e o sul da ilha que eram de posse Britânica, mas para isso teriam a que dominar os ares britânicos, começaram assim os ataques nos determinados locais, algo desvantajoso para os ingleses, porem um ataque “acidental” na capital Londres, fez os britânicos reagirem. Graças a “estratégia” dos alemães de diminuir seus tanques de combustível para pôr mais armamento, fazendo seus aviões retornarem a base com mais frequência, deu aos ingleses uma chance para pensar num contra-ataque a então intocada Berlim, capital da Alemanha, algo no qual surpreendeu os alemães e principalmente seu líder Hitler, que fez um discurso no qual dizia vingar a Alemanha e diminuir a moral inglesa. Inicia-se então a blitz alemã.

Blitzkrieg (Guerra relâmpago)

A Blitz alemã iniciada em setembro de 1940, foi um ataque que tinha como objetivo coagir os ingleses para um acordo de paz, e também vingar os alemães do ataque a sua capital Berlim. Hitler acreditava que atacando a capital britânica acabaria com a moral do seu inimigo.

Durante os conflitos em Londres os alvos dos alemães era a destruição da cidade. Muitos civis eram atingidos com esses bombardeios, os britânicos viram a necessidade de mandar crianças londrinas para o interior, para que ficassem o mais longe do conflito.
A guerra, contudo, não foi terrestre, regida principalmente pelos céus londrinos as grandes “estrelas” deste conflito foram as forças aéreas de ambos os países.

Estações de metrô transformaram-se em abrigos repentinos em Londres, o medo estava nas ruas e nos céus. A RAF (Royal Air Force) conseguiu sustentar os primeiros ataques dos alemães, mas a destreza alemã era notável, e os bombardeios seguiram causando grandes perdas aos londrinos.

RAF (Royal Air Force) Vs Luftwaffe

O empenho dos caças alemães no combate era invejável, mas sua ganancia em estar sempre na frente o deixou na verdade diversas vezes um passo atrás. A Luftwaffe (força aérea alemã) no início dos ataques a Londres mobilizou 4 mil homens e 2 mil aeronaves divididas em três grupos por número, iniciando a Blitzkrieg.

A RAF (força aérea inglesa) havia tido perdas consideráveis no início do conflito, apesar dos pilotos alemães terem destreza com os caças, não possuíam a experiência e nem a coordenação inglesa, principalmente com o sistema único dos ingleses: a tecnologia dos seus radares dava aos britânicos grandes vantagens na guerra.

Subestimando a força inglesa os alemães ignoraram esse o poder dos radares ingleses, causando uma grande reviravolta na batalha. Com a ajuda dos radares os ingleses não tinham necessidade praticar voos longos, agindo assim no momento propicio para atingir fatalmente seu inimigo.

Apesar de no início os ingleses possuírem baixas consideráveis, conseguiram perder um valor muito menor em consideração aos alemães na segunda fase da disputa, tendo 217 baixas contra 96 dos ingleses.
Percebendo seu erro os alemães mudam de estratégia e consegui diminuir a quantidades de caças perdidos, na fase mais armada do conflito perde 208 aeronaves contra 286 britânicas.

Contudo, mas uma vez os tanques de combustíveis dos alemães, dá uma chance aos britânicos de se reorganizarem e armar um contra-ataque. No grande ataque de Londres os alemães atacam pesadamente a capital, com os céus cobertos por aeronaves inimigas o risco de os civis serem atingidos eram maiores do que nunca, no final do dia mais de 450 britânicos foram mortos e mais de mil feridos.

Orgulho britânico

A frase, “união faz a força” nunca foram tão bem empregada, em 15 de setembro a Alemanha percebeu que orgulho britânico não seria assim algo com que pudessem lidar facilmente, neste mesmo dia um ataque a Londres foi preparado pela Luftwaffe, cerca de 1000 aeronaves foram reunidas, entretanto a Alemanha não contava com a preparação britânica, os radares britânicos e principalmente o fato da batalha ser de dia influenciou para o resultado final.

Por todo o dia acorreram conflitos, estendendo-se até a noite. Muitos ataques alemães eram interceptados pelos britânicos antes mesmos de chegarem a capital de Londres, tudo devido a organização das defesas inglesas. Uma derrota considerável para os alemães. Como se não fosse pior a RAF desestabilizou completamente a Alemanha após um ataque aos portos onde navios alemães estavam atracados causando inumaras perdas aos alemães.

Desde então uma nova era é iniciada no conflito, marcada principalmente pelo recuo alemão. Apesar de ainda ocorrerem pequenos ataques a Londres, eram interceptados pela RAF, isso fez Hitler interromper a ações na capital do Reino Unido estendendo o conflito, quando em maio de 1941 desistiu dos britânicos.

Conclusão

Apesar dos ingleses conseguirem vencer o conflito a Alemanha conseguiu destruir a capital do Reino Unido, com os bombardeios constantes tudo era usado como escudo pelos civis, casas, estádios, estações de metrô, e no final quase tudo tinha sido destruído, o que restava era o orgulho britânico, londrinos mantiveram-se “firme” até o fim do conflito, atacados por mais de 160 bombas diariamente, ataques consecutivos.

 A maioria das perdas eram do lado inglês já que o cenário dos conflitos foi em Londres, no final do conflito mais de 20 mil londrinos perderam a vida, e incontáveis civis ficaram feridos.

Essa teria sido a primeira derrota alemã, apesar de estar em menor número os ingleses conseguiram derrotar a então temida e intocável Alemanha, mostrando que até mesmo o poderoso Hitler tem suas fraquezas.




RFERÊNCIAS:

Guia do Estudante
OPINIÃO E NOTICIA
Londres na Segunda Guerra | Mapa de Londres
Segunda Guerra Mundial WW2: Batalha da Grã-Bretanha
A Vida no Front: Uma noite inesquecível - Bombardeios sobre Londres
A Batalha da Inglaterra | Ecos da Segunda Guerra
Londres - capital da Inglaterra, informações, pontos turísticos, fotos
http://www.suapesquisa.com/cidadesdomundo/londres.htm




[i] Trabalho solicitado pelas disciplinas de Geografia e História como tema da senda unidade.
[ Alunos: Shirley costa, Fernanda Kennia, Maiane Leal, Elielson Azevedo, Mariele Carine, Raquel de Jesus e Ana Carolina. ]
Atol de Midway, Ilhas do pacífico sede de base naval dos EUA

ATOL DE MIDWAY

Equipe[1]


RESUMO: Esse artigo apresenta a Batalha de Midway (4-7 de junho de 1942), ocorrida nas ilhas ao norte do oceano Pacífico; em sua essência, causas e consequências dessa batalha que foi decisiva diante do caótico cenário da Segunda Grande Guerra.

PALAVRAS-CHAVE:  Atol ;  Batalha;  Japão;  EUA;

As também chamadas de Ilhas de Midway (28°13’N , 177°22’W), fazem parte de um conjunto de ilhas vulcânicas que se formaram há aproximadamente 28 milhões de anos e está localizada ao norte do Pacífico e noroeste do Havaí. É uma ilha oceânica composta por recifes de corais formadas, normalmente, a partir de uma ilha vulcânica. O atol de Midway está localizado na América Central, onde o relevo é predominantemente montanhoso, e onde se encontram três zonas climáticas: a chamada terra quente, que é o que predomina no local em questão, que abrange relevos de altitude do nível do mar à 910m; a terra temperada e a terra fria. Suas duas ilhas mais importantes, Sand Island e Eastern Island são habitat de milhares de aves marinhas. Apesar de o ecossistema da ilha ter se desequilibrado por conta da ação humana, houve projetos onde árvores da Austrália foram plantadas e cerca de 75% das espécies são exóticas.
O século XX foi marcado pelo que, hoje é considerado o conflito mais sangrento e mais triste da história da humanidade, a Segunda Grande Guerra, que tomou dimensões incomparáveis à Primeira, com saldo aproximado de 55 milhões de mortos, 35 milhões de feridos e 190 milhões de refugiados; se estendendo pela Ásia e Oceania. Em praticamente todo o período da guerra, a Alemanha seguiu invicta, desolando a Europa e se fortalecendo cada vez mais, contudo em 1941, um fato mudou esse quadro; foi a entrada dos EUA na guerra que ocasionou e definiu os dois blocos combatentes: os Aliados e o Eixo; mesmo os aliados sendo Alemanha, Itália e Japão (e países menores) o Eixo era formado por Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido. A entrada dos Estados Unidos na guerra, foi um fato decisivo quanto ao desfecho desta, contudo antes da entrada definitiva, haviam fortes movimentos internos para que isso não ocorresse, ou seja, os Estados Unidos não deveriam entrar na guerra, que até então tinha sido em território Europeu, somente o próprio T. Roosevelt, presidente em exercício, sabia que era algo inevitável. Em 1942 durante a Segunda Guerra, essa ilha foi sede de uma das batalhas mais decisivas, que ocorreu entre os dias 4 e 7 de junho, e entre Estados Unidos e Japão que ocorreu apenas 6 meses após o ataque japonês à Pearl Harbor. Suas causas foram as mais diversas, principalmente a expansão do Japão, que por sua vez estava com um plano de expansão territorial, e de acordo com esse plano, eles deveriam derrotar a marinha norte-americana. Então deram início à chamada Guerra do Pacífico com o ataque à base naval de Pearl Harbor em 1941. Estudos comprovaram que os EUA sabiam do ataque, contudo não fizeram nada para que evitasse, por que até então ele não estava oficialmente na guerra ainda por motivos internos, contudo tinham interesse no ingresso, o ataque foi encarado como uma desculpa para que isso pudesse se consumar. Foi-se comprovado que, assim como o ataque à Pearl Harbor, o ataque à ilha de Midway em 1942 também já tinha sido descoberto pelos criptógrafos da marinha norte-americana, com interceptações de conversas entre os comandantes inimigos. O resultado da guerra foi, o Japão derrotado pelos Estados Unidos, ambas partes tiveram grandes prejuízos, contudo o Japão teve sua esquadra quase completamente dizimada. O desfecho dessa guerra, foi com a vitória dos aliados, e o mundo dividido, de um lado os capitalistas, do outro os socialistas, e o medo da ameaça de início de um novo conflito à qualquer momento a chamada Guerra Fria.



Localização pelo link no Google Earch: 


REFERÊNCIAS:







[1] Camille Bueno, David Bueno, Larissa Martins, Ingrid Evaristo, Carol Gouveia, Klercy Cristina, Deise Sousa.