sábado, 26 de novembro de 2016

ASCENSÃO DO CONSERVADORISMO

ASCENSÃO DO CONSERVADORISMO


Breno Mascarenhas
Emerson Leite da silva
Giovanna Santos
João Lucas Alves dos Santos
Kelvis da Silva e Silva
Rafael Gonçalves Dias[*]



RESUMO: Este artigo tem como objetivo expor a ascensão de ideias conservadoras na atual sociedade, bem como, demostrar suas causas fazendo um balanço histórico do conservadorismo. Toda via, o perfil de um conservador será esquematizado e analisado. Por fim, irá ser exposto como o conservadorismo tem influenciado o mundo em especial o Estados Unidos com o caso Trump e os discursos de ódio para com as minorias no Brasil.


PALAVRA-CHAVE: Conservadorismo. Discursos de ódio.


ABSTRACT: This article aims to expose the rise of conservative ideas in today's society, as well as demonstrate their causes by making a historical balance of conservatism. In any case, the profile of a conservative will be outlined and analyzed. Finally, it will be exposed how conservatism has influenced the world in particular the United States with the Trump affair and the discourses of hatred toward minorities in Brazil.


INTRODUÇÃO

Este trabalhos consiste em um logo processo de pesquisas, tendo como objetivo demostra as causas e os efeitos do conservadorismo na sociedade. Bem como, de modo ensaísta expor os fatos históricos do pensamento conservador, logo, estaremos aptos a desvendar o porquê de estar havendo a retomada de conceitos e ideias retrógadas.

Você se considera um conservador? Muitas pessoas dirão que não, mas o conservadorismo está em cada um de nós, uma vez que, a parti do momento que não aceitamos uma mudança, estamos nutrindo um ideal conservador. Como a própria etimologia da palavra descrever, conservadorismo vem do verbo conservar. Logo, o conservadorismo faz parte do íntimo de cada ser humano.

Contudo, por que muitas vezes as ideias conservadoras mantenha-se reprimidas na sociedade, sendo poucos a se declara conservador? Isto é simples, todo ser humano é diferente, isto é, eles diferem-se em ideologia, dogmas, apontamentos, etc., toda via, o conservadorismo não agrada cem por cento de uma sociedade.

 Mas, por que em tempos de crise o conservadorismo dita a máxima na sociedade? O que são os conservadores? O conservadorismo é uma ideologia? Quais o tido de conservadorismo e como eles afeta o modo de pensar    de uma sociedade? Esta e outra questões será respondia ao logo deste artigo.


1.     CONSERVADORISMO O QUE É, ONDE SURGIU

O conservadorismo não é algo novo, ultimamente tem-se ouvido falar deste “adjetivo” se é que pode se chamar adjetivo, devido ao acesso mais fácil a informação, que por coincidência sempre esteve “concentrado” nas mãos da elite que é, e sempre foi conservadora.

Conservadorismo vem do latim “conservātor”, conservador é aquele que guarda, mantem ou preserva várias características sociológico, político, ideológico ditas conservadoras. Um conservador é um indivíduo que se opõe a uma mudança incisiva, uma mudança brusca, e o mesmo lança mão de todos os recursos possíveis para resguardar, proteger e impedir tal mudança.

Há dois tipos de conservadorismo segundo Roger Scruton[1], que foram claramente definidos no livro “como ser um conservador”, o autor afirma existir dois tipos de conservadorismo sendo: o metafisico que viria a ser a defesa de “padrões”, tradições de cunho religioso, algo mais voltado para o sagrado, o segundo seria o empírico que segundo a definição do autor viria a ser o combate a reformas, mudanças de um segmento mais ligado a “realidade física” como também o repudio aos ideias iluministas.

O conservadorismo surgiu na França, quando a mesma passava por um momento revolucionário final do século XVIII, no Reino Unido eis que surge uma linha de pensamento que se opõe as ideias utópicas disseminadas pelos revolucionários, e o percussor desse pensamento foi o cientista político irlandês Edmund Burke[2], Burke via a revolução como um como um “caminho mais curto e por outro lado preguiçoso” de se levar um corpo social ao aperfeiçoamento, Burke dizia que esse aperfeiçoamento tem de ocorrer naturalmente, sem necessidade de destruir tudo o que foi construído durante anos. 


1.2 BALANÇO HISTÓRICO DO CONSEVADORISMO NA SOCIEDADE OCIDENTAL

Para entendermos o porquê de estar havendo o levante, isto é, ascensão do conservadorismo, precisamos compreender os fatos históricos que levaram a este cenário. Como já fora citado o termo conservadorismo surgira na França após revolução francesa e se consolidou na Inglaterra, onde houve a criação do primeiro partido.
Mas por que antes deste fato histórico não tinha havido uma ascensão do ideal conservador? Bem, isto é simples, antes de qualquer mudança radical, a mudança na sociedade ocorre de modo lento e cauteloso, ou seja, como manda as normas conservadora, logo a sociedade sempre fora conservadora.   

O perfil de um conservador sempre foi o da classe dominante, isto é, “branco, religioso, favorável ao capitalismo e a exploração da classe operaria. No campo social, defende políticas de defesa da família, opõe-se ao casamento entre homossexuais ou ao abortos”, assim afirma a site bgalois[3].

Na história o maior retrocesso conservador ocorreu após as crises econômicas de 1929, onde os eventos traumáticos do século XX, impulsionaram a ascensão de ideias conservadoras políticas e de ódio na Europa com a solução para a enfermidades da época.

Logo, este foi um período fértil para externar estas ideias, pois em um crise de um sistema deixado a esmo, o que há de pior manifesta-se no ser humano, isto acontecer porque as outra medidas ditas “evolutivas” falharam em certo ponto. Assim sendo, em última análise o ser humano adquire conceitos “conservadores” para a solução.

Um exemplo notório de ascensão de um discurso de ódio conservador é o de Adolf Hitler, onde vendo a nação alemã em crise utilizou de ideais conservadores para chegar ao poder. Lá estando o mesmo fez de suas ideias a ideias do povo alemão.

Contudo, como o passar dos anos, o ideal conservador voltou-se mais para o campo político-ideológico de liberdade individuais, onde, declara-se conservador tornara-se sinônimo de pessoa “careta” e adverso ao progresso.
Já que o conservadorismo passara a ser reprimido principalmente pelos movimentos democráticos da década de 80, por que está havendo está retomada do mesmo na sociedade atual?

2. CONSERVADORISMO NO CENÁRIO INTERNACIONAL

O mundo está vivendo uma das piores crises que já aconteceu nas últimas décadas e, é “pegando carona” neste problema que os conservadores tem retornado ao poder, quer dizer vem tomando espaço, ganhando popularidade entre a sociedade global, porque não se restringir a um país apenas, até porque a crise é mundial, logo a retomada conservadora também é “global”.

Afim de melhor compreender a situação será citado apenas os países mais importantes, que tem maior pertinência em relação ao assunto. A Iniciar pela França, antes é bom ressaltar sobre a crise relativa ao terrorismo, mais especificamente aos atentados de 2015, que por alguns colunistas formou dúvida, questionamento... enfim, fez com que os franceses clamassem por soluções mais eficazes, medidas mais efetivas, contra esse quadro vivido em toda Europa.

A imigração na França tem preocupado os republicanos e seu representante, François Hollande, logo, a extrema-direita representada pela Frente Nacional que é presidida por Marine Le Pen tem ganhado muito com isso. O mesmo tem aproveitado bem este momento com o discurso carregado de xenofobia e nacionalismo, que tem agradado os eleitores franceses, vale lembrar que em 1995 a Frente Nacional já havia proposto expulsar mais de 3 milhões de imigrantes que não eram europeus[4].

 Hoje, a França apresentou uma taxa de desemprego de 10, 3% no começo de 2015, a visão dos franceses em relação aos imigrantes tem se tornado bastante dura, são vistos como ameaças. Isto tem impulsionado o discurso de ódio para com os imigrantes na França.

A FN tem se posicionado de forma anti-islamista o partido sugestiona traz o argumento de que os islamistas querem implantar a sharia na França, traduzida vem a ser “caminho”, mas que é interpretada como o conjunto de leis da fé islâmica. Em uma conferência realizada na Riviera Francesa, os participantes tinham como um dos argumentos que é tanto anti-islã quanto anti-imigrantista o seguinte, para melhor entender segue a hipotética situação: um determinado imigrante é recebido pela França, ele se emprega, vive uma vida normal, mas supondo que este indivíduo hipotético seja adepto de alguma corrente religiosa fundamentalista os adeptos a Frente Nacional dizem que o hipotético indivíduo “pega em armas para agredir a quem o recebeu e acolheu de braços abertos”.

Republicanos direitistas
   
Falando agora sobre o avanço conservador nos Estados Unidos, mas, antes de dar início a discussão e analise do movimento direitista americano segue uma breve discrição de quem são os seus representantes.

A direita está representada pelo Partido Republicano junto com seu maior rival político o Partido Democrata ambos representam os maiores partidos políticos do pais em meio a mais de 70 credenciados a participar das eleições, o aspecto ou ideologia política é baseada em maior parte no conservadorismo, o partido Republicano é dividido em algumas visões conservadoras um pouco diferentes entre si, sendo as mais pertinentes ao momento atual a visão social e a visão libertaria. A seguir uma breve descrição.

Conservador social é uma parte do partido em que tanto representantes quanto os eleitores compartilham de uma visão mais voltada para as tradições e costumes da sociedade entre esses costumes pode-se citar o repudio ao aborto, a legalização das drogas e o quadro do casamento gay.

Os libertários, têm uma visão desgostosa em relação gerenciamento dos gastos do governo assim como os conservadores fiscais que apresentam uma visão semelhante neste campo, é bom citar o caso do “Obamacare” que é um tipo de oferecimento de planos de saúde e que é visto como um duro golpe na economia dos EUA, para se ter ideia o valor oferecido pelo plano era de aproximadamente 90 a 95 dólares que foi reformado por Barack Obama passando a ofertar aproximadamente 695 dólares, na “ponta da caneta” esse valor é de mais de um bilhão de dólares.

Não pode deixar de citar o movimento “Tea Party” que é um grupo que está em uma jornada pelas estradas americanas disseminando, ou melhor dizendo, “queimando” ainda  a imagem do presidente Obama, que está com a popularidade em baixa, os adeptos do Tea Party podem ser caracterizados como “ultradireitistas”, a princípio eram contra o plano governamental para tentar salvar, ou ao menos, amortecer a crise de 2008 que perdura por quase 8 anos, assim como os libertários os integrantes do Tea são contra o “Obamacare”, segundo a revista Época os mesmos também propõem a saída dos EUA das nações unidas.[5]

2.1 A QUESTÃO TRUMP

Donald John Trump, é um bilionário que trabalha no ramo imobiliário dono de dezenas de resorts, hotéis, casinos em todo o mundo, uma celebridade da TV, e também dono de uma personalidade forte, sem medo de falar o que vem à mente. Um legitimo conservador é agora presidente dos EUA, a princípio não parecia ser um favorito a concorrer com a democrata Hilary Clinton. O que mais chama atenção é o discurso do mesmo, tido como fator que retardaria a sua popularidade, estranhamente tem aconteceu o contrário o discurso de Trump parece estar agradando aos eleitores americanos principalmente os direitistas.

Analisando o discurso de Donald Trump é muito fácil a qualquer um notar um leve “toque” de populismo, o mesmo tem se utilizado dos anseios da nação americana, em um de seus discursos ele disse: “Estou com vocês, lutarei por vocês e ganharei por vocês.” Neste casos vemos como utiliza as palavras para aproximar-se do povo ou pelo menos dar uma certa impressão de proximidade.

Antes de prosseguir é bom não esquecer que Trump é um republicano, pode-se definir as ideias do mesmo como um condensado de ideias, uma vez que, dentro do partido são vistas sobre visões diferentes como já foi falado.

Trump também é polêmico quando se refere aos mexicanos e a Imigração, mais um de suas frases gerou muita repercussão pelo mundo:
 "Quando o México manda seu povo aos Estados Unidos, eles mandam pessoas que têm um monte de problemas e trazem estes problemas para nós. Eles trazem as drogas, trazem o crime, são estupradores. E alguns deles, eu confesso, são boas pessoas. Eu iria construir um muro. E ninguém mais entraria ilegalmente. Eu faria o México pagar por isso." -Donald Trump.

O teor de xenofobia nesta frase já é grande, chegando a ser bastante pesado para os “ouvidos de algumas pessoas”, não é bem uma questão de quem são, mas segundo Donald pelo “que eles fazem”, “roubar” empregos. O que também chama atenção é o muro que promete construir na fronteira com o México é forma como Trump pretende barrar a imigração mexicana.

Para concluir, a linguagem que Trump tem utilizou tocou no subconsciente dos ouvintes conservadores, ou até mesmo, não conservadores, mas que preservam a imagem da família tradicional, veem no republicano a imagem de um “pai de todos”, um “pai severo”. Segundo Madison Margolin escritor do site Motherboard.[6]

Em uma análise da linguística do candidato também foi visto a capacidade alterar as ideias que o ouvinte tem sobre o fato ou alguém até sobre si próprio, o mesmo utiliza da repetição afim de fixar ou frisar uma ideia, um problema ou um fato, segue um exemplo: “o povo quer crescer, o povo precisa crescer, nós vamos fazer o povo crescer”.       

3. ASCENSÃO DO CONSERVADORISMO NO BRASIL

A sociedade brasileiro sempre foi conservadora, pois se fizemos uma análise histórica veremos que: “no Brasil uma rica tradição conservadora ajudou a construir o país e a definir os rumos da nação dois séculos atrás”. Assim afirma Bruno Garschagen, escritor da revista Gazeta do Povo.

Bem, o conservadorismo nas terra tupiniquins ganhou força a partir da metade do século XIX, logo as visões políticas da época, tinham como direções os fundamentos de países como Inglaterra e Estados Unidos, mas os conservadores deste período buscaram moldar tais concepções e transforma-las em concepções conservadoras altamente brasileiras. Os conservadores do século XIX tinham como fundamento a política de “adaptar o antigo ao novo, sem destruir o antigo, nem negar o novo”, dessa forma eles conseguiram desenvolver várias atividades políticas da época, que geraram mudanças sociais no Brasil, como por exemplo, a abolição da escravatura.

E embora o pensamento conservador seja resistente a mudanças revolucionarias, havia abolicionistas e escravocratas que seguiam o conservadorismo político do século XIX. A conexão do conservadorismo com o tempo é um fator agravante para a compreensão dos avanços e conflitos políticos, os conservadores buscavam moldar a reformar política de uma maneira mais conivente aos seus dogmas. O pensamento conservador foi o ponto de partida para o surgimento das posições políticas que buscam a defesa e manutenção da ordem social, que tinham como grande influência a herança portuguesa e o catolicismo.

Atualmente, o conservadorismo brasileiro apresenta um cenário desorganizado, com a mistura de vertentes como o liberalismo econômico e o moralismo religioso, uma força que pode ser observada através da bancada religiosa na câmara, este novo conservadorismo é muitas vezes comparado e confundido com “a nova direita”.

Após a crise econômica de 2008, ideias ultraconservadoras começaram a ditar o cenário político do Brasil. Segundo a redação do pragmatismo:
Há apenas dez anos, comentaristas conservadores como Olavo de Carvalho ainda eram figuras folclóricas e encaradas com deboche no jornalismo brasileiro. Nos últimos anos, porém, os meios de comunicação de massa incorporaram tantos conservadores que eles passaram a dar o tom geral do jornalismo de opinião.[7]

Logo, podemos perceber claramente que, sem dúvida a crise está associada a este levante conservador que está correndo no Brasil.

No campo político do atual cenário brasileiro, quem vem tendo maior destaque como um político é o conservador e de extrema direita é: Jair Messias Bolsonaro, o mesmo com discursos simples e de ódio para com as memórias tem despertado o ódio de brasileiros que até então encontrava-se reprimido, pois os avanços progressistas tinha inibido estas ideias.

Portanto, a ascensão de Bolsonaro pode ser explicada pela “síndrome do idiota confiante”, pois segundo Russel, “A maior parte de nós faz generalizações sobre temas que não conhecemos nem de longe. Trocamos o conhecimento por uma opinião rasa que passa a ser o real para nós”[8]. Ou seja, a ascensão deste político, isto é, Jair Bolsonaro já ocorre pela ignorância e desconhecimento geral da população.

CONCLUSÃO:

No decorrer deste artigo, conseguimos analisar e sintetizar toda a ciência que existe por trás do conservadorismo.
E justamente com essa análise, podemos de certa forma explicar diversos acontecimentos como o caso da França e dos EUA, a eleição de Donald Trump, a eclosão de regimes totalitários em época de conflitos ideológicos, sociais e políticos, o conservadorismo no Brasil e principalmente o discurso de ódio para com as memórias da sociedade, dentre outros que já aconteceram e até mesmo casos que irão acontecer.
Infelizmente a palavra conservadorismo já está estigmatizada a ponto de que seja sinônimo de ideias Retrógradas, e que seja sempre associada a uma oposição a uma ideia relacionada ao progresso.
Contudo, o ideal conservador precisa ainda ser discutido no geral pois não envolve não só um ser, mas todo os seres humanos, cada um com sua diferença, com sua crença, com seu ideal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

Castro, Bruno de. Público.pt. 31 de dezembro de 2003. https://www.publico.pt/espaco-publico/jornal/os-beneficios-do-conservadorismo-209594.

Fornazieri, Aldo. “ggn.com.” GGN. 23 de Março de 2015. http://jornalggn.com.br/noticia/a-natureza-da-crise-e-a-ascensao-do-conservadorismo-por-aldo-fornazieri.

MÍDIAS, OUTRAS. Outras Mídias. 20 de janeiro de 2015. http://outraspalavras.net/outrasmidias/destaque-outras-midias/franca-o-perigoso-programa-da-extrema-direita/.

Monteiro, Lilian. “Em.com.” 03 de março de 2016. http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2016/04/03/interna_politica,749732/estudos-mostram-que-brasileiro-teria-em-sua-maioria-perfil-conservador.shtml.

Ozaí, Antonio. “spacoacademico.com.” Espaço Academico . junho de 2015. http://www.espacoacademico.com.br/049/49pol.htm.

pregmatismo, Editora do. “Pragmatismo.com.” Pragmatismo. 2015. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/04/a-ascensao-do-conservadorismo-no-brasil.html.

Trigo, Luciano. “Globo.com.” 06 de setembro de 2015. http://g1.globo.com/pop-arte/blog/maquina-de-escrever/post/em-livro-provocador-roger-scruton-explica-ideias-conservadoras.html.





[*] Estudantes do 3º ano turma cv, do CEPESF.
Artigo apresentado às disciplina de história e geografia para obtenção de conhecimento e fomentação da produção textual. Sob orientação dos professores Wagner Aragão Teles e Yuri Oliveira. Dias D`Ávila, 2016.





[1] Roger Scrutson, filósofo e cientista político inglês Roger Scruton.

[2]Edmund Burke, foi um político, filósofo, teórico político e orador irlandês[1], membro do parlamento londrino pelo Partido Whig. Mais informações disponível em> https://pt.wikipedia.org/wiki/Edmund_Burke.

[3] Mais informações disponível em> https://2bgalois.wordpress.com/conservadorismo/.

[4] Mais informações sobre a xenofobia da partido francês Frente Nacional disponível em> http://outraspalavras.net/outrasmidias/destaque-outras-midias/franca-o-perigoso-programa-da-extrema-direita/.  

[5] Este fato pode ser esclarecido com maior detelhe em>
(http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI179729-15227,00.html), e obviamente também são contra outras tantas causas sociais como o casamento homoafetivo.

[6] Mais informações disponível em>  [ http://motherboard.vice.com/pt_br/read/a-linguistica-explica-o-sucesso-de-trump ]

[7]Mais informações sobre a ascensão conservadora disponível em> http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/04/a-ascensao-do-conservadorismo-no-brasil.html

[8] Informação retirada do site: http://www.gazetadopovo.com.br/

Ascensão do conservadorismo pdf


Ascensão do Conservadorismo- Vídeo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário